Depois dos problemas, Microsoft traz de volta a última atualização do Windows 11
Desde que esta atualização foi lançada que os problemas se acumulavam. As descrições para esta situação anormal são muito iguais e revelam todas o mesmo, com o Windows 11 a entrar em loops constantes sempre que o PC arranca. Para contrariar isso, esta versão foi bloqueada nas atualizações.
Depois desta interrupção forçada e para evitar mais problemas, a Microsoft parece ter conseguido resolver o problema, pelo menos parcialmente. Fruto disso, esta atualização está novamente disponível, mas com uma pequena limitação. Nas máquinas onde a falha existia esta ainda não está acessível, ou seja, em máquinas virtuais Hyper-V executadas em hosts que utilizam certos tipos de processador.
Microsoft relatou a situação para todos
A Microsoft, entretanto, também já deixou informações sobre este problema e sobre esta nova situação do Windows 11. Não relata apenas o problema detetado e a ação tomada para evitar a sua propagação, mas também refere as novidades, entretanto surgidas.
A disponibilidade desta atualização por meio do Windows Update e do Windows Update for Business foi colocada em pausa por alguns dias, mas é retomada hoje para a maioria dos dispositivos. Esta oferta de atualização agora está pausada apenas para dispositivos afetados pelo problema. Como resultado, esta atualização pode não ser oferecida a máquinas virtuais Hyper-V executadas em hosts que utilizam determinados tipos de processador.
Curiosamente, os utilizadores da edição Windows Home são menos propensos a enfrentar esse problema, pois a virtualização é menos comum em ambientes domésticos. Assim, é normal que esta versão seja menos atingida pela situação descrita.
Há mais problemas reportados nesta versão
Os problemas com o arranque do Windows 11 parecem não ser a única situação relatada no KB5039302. A Microsoft também confirmou que a atualização causa falhas na barra de tarefas em sistemas com edições do Windows N, que não incluem a app Windows Media Player e muito mais. As notas completas sobre a KB5039302 estão disponíveis online e acessíveis a todos.
Com o seu retorno, esta atualização passa então a estar acessível a todos. Bastará aceder às definições e procurar pela nova versão que poderá ser rapidamente apresentada aos utilizadores para posterior instalação. A decisão de colocar em pausa esta versão foi acertada, conseguindo limitar a propagação do problema no ecossistema do Windows 11.